
|
|
24/08/2010 | 22:12:38.Câmara de Criciuma aprova "Dia para os Gaúchos" |
|
|
|
A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou por unanimidade o projeto de lei da vereadora Romanna Remor (DEM) que institui o Dia Municipal das Tradições Gaúchas. A comemoração ocorrerá no dia 20 de setembro, considerado o Dia do Gaúcho, por nesta data, em 1835, ter iniciado a Revolução Farroupilha, movimento revolucionário e republicano.
Na justificativa do projeto de lei, a vereadora Romanna ensina que a Revolução Farroupilha teve a duração de 10 anos, terminando com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito. A independência do Rio Grande não era a intenção dos Farroupilhas, visto que seu descontentamento com o Império antecedia à separação de Portugal. A república sul-rio-grandense foi proclamada somente um ano após da Revolução e dela resultou o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade", que sintetizava os ideais e os destinos do Sul do Brasil.
A Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 7 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre, realizaram a primeira Ronda Crioula. Durante a manifestação, é retirada uma centelha de chama da pátria, à meia-noite do dia 7 de Setembro, colocada em um candeeiro e manifestantes saem em desfile, repetindo os rituais, até 20 de setembro, promovendo atividades culturais que aumentam o conhecimento de tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.
Mesmo com a vereadora em licença a Câmara votou e aprovou o projeto, após parecer favorável de todas as comissões.

voltar |
Topo |
Imprimir |
Comentários (31)

Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses quem você escolheria para prefeito de Criciúma?
