Geral
Opção diferente para o Verão
 
Data da publicação 06/02/2010 | Hora da publicação 22:50:00.

Opção diferente para o Verão

Uma programação para quem curte a natureza e gosta de aventura. Esta é a trilha ecológica do Cabo Aéreo, local por onde passavam os tropeiros que transportavam gado e mantimentos do planalto para o litoral, localizada na Serra do Rio do Rastro. São cerca de seis horas de caminhada em meio a Mata Atlântica nativa, em um percurso de aproximadamente 8 KM, atingindo uma altitude de 1412 metros acima do nível do mar, onde muitos riachos e cachoeiras naturais refrescam o calor durante a trilha.

A trilha foi aberta pelos tropeiros no início do século passado e depois que os mesmos abriram o caminho onde hoje está a estrada da Serra do Rio do Rastro, ela foi abandonada. Para resgatar a história e fazer do local um atrativo turístico de Lauro Müller, o secretário de Turismo da cidade, Valmor Maccari e o patrão do CTG Serra do Rio do Rastro, Ivo Proinelli, organizaram um grupo de 20 pessoas que percorreu neste sábado, dia 6 de fevereiro, toda trilha, desde o pé da serra até os campos no planalto serrano. É uma caminhada cansativa, mas compensada belas belezas escondidas na mata fechada.

O guia da caminha foi Ivo Proinelli, que duas semanas antes já havia estado na trilha com outro grupo de oito pessoas para limpá-la. Ele revela que durante a trilha, de complexidade média/alta, é possível observar diversas espécies da fauna e da flora.

"Muitos quatis, inhambus e outros animais e pássaros silvestres são comuns de encontrar, sem contar a diversidade de plantas", registra.

De acordo com o secretário Valmor Maccari, a caminhada já vinha sendo planejada há muito tempo para ver se realmente o local apresenta condições de ser utilizado no futuro como atrativo turístico. "Confirmamos aquilo que já imaginávamos quanto o caminho dos tropeiros, agora é só planejar uma maneira de como vamos explorar o local", disse.

Os aventureiros disseram que curtiram muito o trajeto e estão dispostos a repetir o feito. Àqueles que não tiveram a oportunidade e o privilégio de participar desta aventura, fiquem tranqüilos porque os organizadores garantem que em breve outra caminhada será realizada.


Fonte: Redação Sulnoticias.
Comentários

Voltar voltar  |  Ir para o topo Topo  |  Versão para impressão Imprimir  |  Comentários Comentários (0)


Que tipo de campanha tem maior influência no seu voto?

Outdoor
Santinhos
Jornal
Rádio
Televisão
Internet

Nome:

E-mail: