Data da publicação 01/09/2010 | Hora da publicação 09:54:51.

Parabéns Catequistas pela sua Bela Missão

Concluindo o Mês Vocacional (domingo 29/08) dedicado ao Ministério da Catequese, missão sublime de ensinar o caminho de Deus, aos anjos da terra, que, na sua pureza, querem aprender desta forma a caminhar na sua vida em comunidade e no Amor de Deus. O quanto somos gratos em ter tido um catequista no caminho de nossas vidas, deixando timbrado em nossa vida o correto caminho que devemos seguir, sem manchar o belo dom que Deus nos deu, ao longo de nossa história. O Catequista é uma pessoa que disse Sim a Deus, assumindo sua missão de batizado e com muito Amor e dedicação anuncia "Jesus: Caminho, Verdade e Vida" (Jo 14,6). Ser catequista, definitivamente, não é tarefa para qualquer um. Quero hoje parabenizar todos os Catequistas e pedir: sejam firmes no caminho de Jesus.

CNBB divulga notas sobre Código Florestal e Ficha Limpa

O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) divulgou duas notas ao final de sua reunião, nesse dia 17. Uma das notas manifesta a posição da Conferência dos Bispos acerca das reformas do Código Florestal, aprovadas em julho pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Na segunda nota, os bispos pedem a plena aplicação da Lei 135/2010, conhecida como Ficha Limpa.
"As alterações propostas [no novo Código Florestal], se aprovadas em definitivo, estarão em descordo com o compromisso de redução de gás carbônico, assumido pelo governo brasileiro em Copenhague, em dezembro de 2009, e transformado na Lei nº 12. 187/ 09 (Política Nacional de Mudanças Climáticas)", afirma a nota da CNBB.
Em relação à lei Ficha Limpa, os bispos dizem que esperam empenho do Poder Judiciário na sua aplicação para as eleições deste ano.
"Esperamos das instâncias do Poder Judiciário que têm a missão institucional de arbitrar as controvérsias em torno da aplicação da lei, marcadamente do Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, o mesmo empenho efetivo que houve no Congresso Nacional na aprovação da iniciativa popular", diz a nota.
As duas notas foram apresentadas aos jornalistas numa coletiva de imprensa, dia 17, às 14h30min, na sala de imprensa da CNBB. Participarão da coletiva o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário Geral, dom Dimas Lara Barbosa.

Ordenação Diaconal nesta sexta em Urussanga

As famílias Cadorin e Sávio e a Diocese de Criciúma celebraram com o povo de Deus uma Solene Celebração Eucarística, na qual foi ordenado Diácono o seminarista Joel Sávio, no dia 27 de agosto, às 19h30min, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga.
A celebração ocorreu no Centro Comunitário, próximo à Igreja Matriz. Durante a semana, o Serviço de Animação Vocacional de Urussanga esteve realizando um Tríduo Vocacional. Foram três dias de oração, atividades nas escolas e na catequese.
Natural da cidade de Turvo, Joel é filho de Arval Domingo Sávio e Irene Cadorin. Desde os 15 anos, é seminarista e, após 13 anos de formação, está a serviço da Igreja de Criciúma, exercendo seu ministério na paróquia de Urussanga, na função de Assistente de Pastoral.

Caminhada pelas Vocações

Em nossa Diocese de Criciúma já tornou-se tradicional no último domingo de agosto realizar-se uma mobilização Diocesana com uma caminhada, voltando suas orações pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigos, em nossa Igreja. Domingo (dia 29/08) teve início, com saída da Cidade Mineira - Criciúma, percor- rendo todo o acesso ao santuário, centenas de pessoas entoaram cantos, reflexões e orações durante todo o trajeto. Ao chegar no Santuário de Caravaggio, se concluiu o evento vocacional com a Santa Missa celebrada às 10h30min no interior do Santuário aos pés de Maria.

Encontro Interdiocesano

Todas as dioceses do Regional Sul IV de Santa Catarina realizam os seus encontros Interdiocesanos. Nós, Diocese de Criciúma, nos encontraremos com o povo da Diocese de Tubarão e Florianópolis no ginásio de Esportes do Seminário Rogacionista - Pinheirinho - Criciúma, dia 12 de setembro (domingo), com início às 08h30min. É o encontro de Grupos de família, reflexão e CEBs e é aberto para todo o povo de Deus. O tema trabalhado no encontro: "A Missão dos discípulos Missionários de Jesus Cristo, a Luz da Palavra de Deus" e Lema: "Ai de mim se eu não evangelizar".

Pascom Regional

A Coordenação Regional da Pastoral da Comunicação esteve reunida nos dias 13 e 14 de agosto, na Casa de Encontros Anselmo Pietrula (CEDA), em Tubarão.
Num primeiro momento, os representantes das dioceses presentes avaliaram a realização do I Seminário Regional da Pascom e o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação.
Na oportunidade, a coordenação refletiu o planejamento de atividades para o próximo ano. Foi definido: a rea- lização de um Mutirão de Comunicação, de 13 a 15 de maio, na Diocese de Joinville; e um Seminário em outubro, na Diocese de Joaçaba.

Pensamento Final

"Catequista tem a fecunda Missão da Igreja de levar a todos os homens a Boa Nova do Reino de Deus."

Autor: Padre Samiro Meurer.

Comentários

Data da publicação 02/09/2010 | Hora da publicação 11:26:25 - Rosiléia Dos Santos Rocha
Olá,sou catequista,as vezes me desanima pelas críticas de algumas pessoas.M adoro ser catequista;amo minhas crianças,e acho que posso passar muitas coisas boas a eles.

Seu Nome

(obrigatório)

Seu E-mail

(obrigatório) (não será publicado)

Cidade

(obrigatório)

Comentário

(obrigatório)